Psicanálise, Feminilidade e Cultura
PÚBLICO-ALVO: Alunos de psicologia, psicanalistas, psicólogos e interessados em conhecer sobre a estrutura do saber psicanalítico, suas discussões sobre o conceito de feminilidade e as relações que podem ser tecidas entre esse tema, a teoria e a cultura.
OBJETIVOS:
- Oferecer um breve histórico do conceito de feminilidade em Sigmund Freud, abordando alguns conceitos fundamentais que contextualizam o tema do feminino na psicanálise.
- Produzir uma reflexão crítica dos conteúdos e contrapô-los com temas da cultura, com a finalidade de despertar o interesse sobre a interseção de campos de saber como a psicanálise e temas culturais, como a Moda, por exemplo;
- Demonstrar como a psicanálise, a partir dos dispositivos criados por Freud, pode se propor a analisar fenômenos da cultura para além de um viés sociológico e antropológico.
FACILITADOR (ES):Izabel Haddad Marques Massara - Psicanalista, especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG, Mestre em Psicologia pela UFMG. Área de concentração: Estudos psicanalíticos. Linha de pesquisa: Conceitos Fundamentais em Psicanálise, Investigação Campo Clínico e Cultural. Doutoranda em Psicologia pela UFMG. Área de concentração: Estudos psicanalíticos. Linha de pesquisa: Conceitos Fundamentais em Psicanálise, Investigação Campo Clínico e Cultural.
Atenção! A inscrição deve ser realizada até 5 dias antes da data do início do curso. A Newton Paiva reserva-se o direto de não oferecer o curso caso não haja o número mínimo de participantes, bem como o direito de alterar o local com aviso prévio aos inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário